Ir ao Topo

terça-feira, 11 de junho de 2013

PITÁCOS DA ZEBRA - LOTECA 563 (04):

JOGO 04 - TAITI x NIGÉRIA
Seg - 16:00h - Mineirão

- COPA DAS CONFEDERAÇÕES - PRIMEIRA FASE - 

  • Últimos jogos do Taiti:
  • Últimos jogos da Nigéria:

Campeão da Copa das Nações da Oceania x Campeão da Copa Africana de Nações, confronto que promete ser bastante disputado apesar da superioridade técnica dos africanos.

Desde que chegaram ao Brasil, os jogadores do Taiti adotaram um discurso otimista e bem humorado para falar dos jogos contra Nigéria, Espanha e Uruguai, adversários do time da Polinésia Francesa, formado apenas por um jogador profissional, e que participará da Copa das Confederações pela primeira vez. Alguns adotaram o ‘tudo é possível no futebol’. O treinador taitiano, Eddy Etaeta, no entanto, foi mais realista e admitiu: ‘Não acho que é possível vencer’.

A Nigéria é uma seleção renovada com vários jogadores sem experiência em jogos internacionais, a lista divulgada pela Federação Nigeriana de Futebol, inclui quatro jogadores que nunca atuaram pela seleção, mais cinco que disputaram um único jogo pela equipe até agora, um amistoso com o México há pouco mais de uma semana. Mas eles já disseram que não estão no Brasil a passeio, e prometem ser a "grande surpresa" da Copa das Confederações.

A minha dúvida em relação à seleção do Taiti, é sobre o que dizem os especialistas de plantão nos quatros cantos do Brasil, que não cansam de dizer que o Taiti sairá derrotado em todos os seus confrontos nessa primeira fase, será?...futebol gosta de nos reservar surpresas, e uma Zebrinha retada cairia bem aqui nesse jogo...vamos aguardar e torcer.

  • Jogo categoria duas Zebras em caso de triunfo do Taiti.
  • Coluna 02 - Nigéria Seco.

Pitácos na Lotogol 565: 0x2   0x3   0x+   1x+.

12 comentários:

  1. Notícias do Taiti:

    Objetivo do Taiti é não ser goleado, diz técnico do América-MG após vitória em jogo-treino.

    Com apenas um atleta profissional entre os 23 jogadores convocados, Taiti vai disputar a Copa das Confederações com um único objetivo: não sofrer goleada. Pelo menos esta foi a análise feita pelo técnico Paulo Comelli após a vitória da equipe reserva do América-MG, que disputa a Série B do Brasileiro, sobre o Taiti por 1 a 0, em jogo realizado no último sábado.

    "Conversei com o treinador [Eddy Etaeta] e a preocupação do Taiti é não levar goleada. É uma equipe que só joga se defendendo. No jogo-treino, o time não agrediu e saiu muito pouco para o jogo. O Taiti joga com uma linha de cinco jogadores atrás, quatro no meio e apenas um na frente", analisou o treinador da equipe mineira.

    Comelli também comentou sobre o único jogador profissional do Taiti, Marama Varihua, que participou do início do jogo-treino, mas saiu com dores na coxa.

    "É um jogador que serviria para compor o nosso grupo".

    Antes de chegar ao Brasil na última sexta-feira, o Taiti realizou um período de preparação no Chile. Em dois amistosos, a equipe derrotou o time sub-20 da Universidad por 3 a 1, mas foi goleada por 7 a 0 pela seleção sub-20 do Chile.

    O Taiti está no Grupo B da Copa das Confederações. A estreia na competição está marcada para o dia 17, contra a Nigéria, no Mineirão.

    ResponderExcluir
  2. Notícias da Nigéria:

    Desfalcada, Nigéria aposta em jovens em convocação da C. das Confederações.

    A Nigéria fez nove mudanças na equipe convocada para a Copa das Confederações nesta sexta-feira em relação ao time que conquistou a Copa Africana de Nações em fevereiro, em mais uma experiência do técnico Stephen Keshi com jovens jogadores.

    A lista, divulgada pela Federação Nigeriana de Futebol, inclui quatro jogadores que nunca atuaram pela seleção, mais cinco que disputaram um único jogo pela equipe até agora, um amistoso com o México há pouco mais de uma semana.

    Keshi manteve a defesa, mas fez uma série de mudanças nos outros setores do time. Victor Moses e Emmanuel Emenike, que tiveram papel-chave na conquista surpreendente da Copa Africana, estão indisponíveis para o torneio deste mês no Brasil.
    Jogadores experientes como Joseph Yobo, Peter Odemwingie e Obafemi Martins também não foram convocados.

    Keshi foi criticado pela mídia local antes da Copa Africana pela escolha de um elenco inexperiente, formado principalmente por jogadores que atuam no próprio país, mas a conquista do título silenciou as críticas.

    A Nigéria está no Grupo B da Copa das Confederações ao lado de Taiti, Uruguai e Espanha. Antes de viajar para o Brasil, a seleção nigeriana enfrenta a Namíbia pelas eliminatórias africanas da Copa do Mundo de 2014, na quarta-feira dia 12/06.

    ResponderExcluir
  3. Noticias da Nigéria:

    LAGOS, 12 Jun 2013 (AFP) - A seleção da Nigéria, que conquistou em janeiro a Copa Africana de Nações (CAN) apesar de não ser favorita, quer voltar a surpreender na Copa das Confederações, onde integra o grupo B, junto com Espanha, Uruguai e Taiti.

    "Todo mundo acha que seremos coadjuvantes, mas aconteceu algo parecido na CAN e fomos campeões, então queremos aproveitar o fator surpresa", explicou o atacante Ideye Brown, que joga no Dínamo de Kiev.

    O técnico Stephen Keshi, não poderá contar com dois jogadores que se destacaram na CAN: Emmanuel Emenike, do Spartak Moscou, e Victor Moses, do Chelsea, ambos lesionados.
    Apesar destes desfalques, os nigerianos tiveram uma boa atuação na semana passada no empate em 2 a 2 no amistoso com o México, que também participará da Copa das Confederações, pelo grupo A, de Brasil, Itália e Japão.

    A Nigéria também conta com jogadores experientes como o goleiro Vincent Enyeama, de 30 anos, e o volante John Obi Mikel, do Chelsea.
    As 'Super Águias' que vinham desacreditas nos últimos anos, querem aproveitar a Copa das Confederações para recuperar o brilho da geração dourada dos anos 90.

    ResponderExcluir
  4. Noticias da Nigéria:

    Nigéria tenta manter liderança na África antes de vir ao Brasil.

    DE SÃO PAULO - A Nigéria joga hoje a última partida de uma seleção participante da Copa das Confederações antes do início da competição, sábado.

    O time liderado em campo por Obi Mikel, volante do Chelsea, visita hoje (quarta) a Namíbia para se manter na liderança do seu grupo nas eliminatórias africanas do Mundial de 2014.

    O compromisso fará com que a Nigéria seja o último time a chegar ao Brasil. A equipe só pousará no país na sexta--feira. Na segunda, estreia contra o Taiti, em Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  5. Noticias do Taiti:

    Goleiro faz música, e Taiti se despede do América-MG cantando novo 'hino'.

    Canção composta por arqueiro da seleção é entoada pelos jogadores
    no CT do Coelho, no último dia da equipe antes de mudar de local de treino.

    Dia de despedida para o Taiti. Na verdade, despedida deles do América-MG, que vai deixar de ser o local de treinamentos da seleção representante da Oceania nesta quarta-feira. A partir de quinta, já sob a chancela da FIFA, os taitianos estarão hospedados em outro hotel e vão treinar em lugar diferente.
    Os jogadores e integrantes da delegação se despediram do CT do clube mineiro cantando uma música composta por um dos goleiros da delegação para comemorar o importante momento vivido pelo futebol do Taiti – que é amador e participa, pela primeira vez, de uma competição oficial promovida pela FIFA.

    ResponderExcluir
  6. Noticias do Taiti:

    A Copa das Confederações começa, oficialmente, nesta quinta-feira para o Taiti. É quando a delegação passa a se hospedar no hotel e treinar no campo determinados pela Fifa. A manhã foi dedicada à mudança. E os sempre simpáticos taitianos vão deixar saudades nos funcionários do hotel onde ficaram hospedados durante os seis dias que permaneceram em Belo Horizonte por conta própria – tempo em que utilizaram o centro de treinamentos do América-MG, time da Série B do Brasileiro, para se preparar para a competição que começa neste sábado.

    A tarde vai ser de treino para o Taiti. Depois de seis dias no centro de treinamentos do América-MG, nesta quinta-feira eles começam a trabalhar no campo do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado na região de Venda Nova - que fica a 17 quilômetros do centro da capital, mas mais perto do Mineirão e do hotel Ouro Minas -, local escolhido pela FIFA para a preparação do time para a Copa das Confederações.
    A seleção taitiana estreia na próxima segunda-feira, às 16h (de Brasília), contra a Nigéria, no Mineirão.

    ResponderExcluir
  7. Noticias da Nigéria:

    Em crise por corte na premiação, Nigéria adia viagem para o Brasil.

    Seleção teria desembarque previsto para a madrugada desta sexta, mas jogadores protestam contra federação. Novo voo será sexta ou sábado.

    A seleção da Nigéria, que deveria ter embarcado na madrugada desta quinta-feira, perdeu o voo para o Brasil, onde disputará a Copa das Confederações. Segundo informações dos sites locais, o motivo teria sido resultado de protesto por parte dos jogadores em relação ao corte de premiação pelo empate diante da Namíbia em 1 a 1, nesta quarta, no estádio Sam Nujoma (Independence), e pela vitória por 1 a 0 sobre o Quênia, na semana passada, pelas Eliminatórias africanas para a Copa do Mundo. O motivo do não pagamento seriam os problemas econômicos vividos pela Federação Nigeriana de Futebol. Mas de acordo com Fifa, a equipe africana viaja para o Brasil nesta sexta ou sábado.

    Segundo sites nigerianos, o combinado era que cada jogador receberia um bônus de U$ 5 mil dólares (R$ 10,6 mil) em caso de empate e U$ 10 mil (R$ 21,2 mil) por vitória. Mas diante de uma oferta reduzida em 50% feita pela federação pela vitória diante do Quênia, o elenco nigeriano teria se rebelado e não embarcado da Namíbia para Joanesburgo, na África do Sul, de onde seguiriam para o Brasil.
    Pelo código disciplinar da Fifa, em caso de não participação de uma equipe na competição, a federação terá que pagar uma multa que pode passar R$ 230 mil. Mas o risco maior seria o de o país sofrer banimento de competições organizada pela entidade, o que pde equivaler a não disputar mais as Eliminatórias para a Copa. neste momento, a Nigéria é líder de sua chave, que conta ainda com Malaui, além de Namíbia e Quênia.
    A equipe nigeriana teria desembarque em São Paulo previsto para a madrugada desta sexta. De lá, a seleção africana pegaria conexão para Belo Horizonte, onde enfrentará o Taiti na segunda-feira, às 16h (de Brasília), no Mineirão.

    ResponderExcluir
  8. Noticias da Nigéria:

    Nigéria diz que resolveu situação "de forma amigável" e desembarca sábado no Brasil.

    A Nigéria confirmou a informação divulgada pela Fifa nesta quinta-feira de que a seleção resolveu seus problemas internos e desembarcará no Brasil neste sábado, para iniciar sua participação na Copa das Confederações dois dias depois.

    A informação foi confirmada pelo porta-voz da Nigéria, Ben Alaiya, ao UOL Esporte. "Os problemas foram resolvidos de forma amigável", explicou.

    "Falamos com o técnico (Stephen Keshi) e nos disseram que irão disputar a Copa das Confederações", endossou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em entrevista coletiva concedida no Rio de Janeiro.

    Segundo a imprensa nigeriana, os jogadores da Nigéria se negaram a embarcar nesta quinta-feira devido a redução dos prêmios por vitórias e empates em jogos disputados. Hoje, a delegação partiria de Windhoek, capital da Namíbia, para Johanesburgo, na África do Sul, de onde partiriam rumo ao Brasil.

    Segundo Valcke, a própria Fifa participou da busca de um novo voo para os 'Super Águias', que estrearão na Copa das Confederações na próxima segunda-feira, enfrentando a seleção do Taiti, no Mineirão, pelo grupo B, que ainda tem Espanha e Uruguai.

    ResponderExcluir
  9. Noticias do Taiti:

    Presidente da Associação de Futebol do Taiti reconhece que equipe é fraca, mas comemora estar no centro do futebol mundial

    "Claro que vamos perder, provavelmente, mas não queremos perder por muitos gols".

    A declaração poderia abrir uma crise em qualquer equipe, mas o próprio time sabe que essa é a sua realidade atual. Só que se engana quem acha que a seleção do Taiti, formada basicamente por jogadores amadores, vem apenas para fazer turismo no Brasil. A ordem é aprender o máximo possível, para que o futebol da ilha da Polinésia Francesa evolua.

    Além da inédita participação na Copa das Confederações, o país também será sede da Copa do Mundo de futebol de areia.

    "Muitas pessoas ficam surpresas quando descobrem que nós jogamos futebol na grama e não apenas na praia, por diversão, mas fazemos isso e estamos melhorando", disse Henri Thierry Ariiotima, à Reuters, na semana passada.

    O objetivo do presidente da Associação de Futebol do Taiti é ambicioso: provar que a seleção tem capacidade e potencial para desempenhar um papel importante no futebol mundial. No entanto, a simples participação no torneio que começa nesta semana já é motivo de comemoraçãopara a 138ª do rankinga Fifa.

    “Conhecemos nossas limitações e sabemos que vamos jogar com adversários muito duros na Copa das Confederações. Mas enfrentar os campeões do mundo no Maracanã é um sonho impossível que vai se tornar real”, revelou o dirigente.

    ResponderExcluir
  10. Noticias do Taiti:

    Preocupado em perder de pouco, Taiti aposta na eficiência defensiva. Técnico Eddy Etaeta admite que time tem deficiências em habilidades de ataque e prioriza setor de marcação da equipe nos treinos.

    Um gol do Taiti, até no treino, é algo raro de se ver. Mesmo quando é uma atividade de finalização, percebe-se facilmente que colocar a bola na rede não é uma especialidade dos jogadores. A equipe dos Guerreiros de Aço, formada praticamente apenas por atletas amadores, não é, obviamente, uma candidata a goleadas ou títulos. Nem mesmo, a uma vitória. Mas além falta de tradição, o time taitiano tem se mostrado muito mais interessado em se defender. A falta de pontaria e a disposição para marcar deixam claro que o primeiro objetivo é perder de pouco.

    O técnico Eddy Etaeta não esconde que a primeira preocupação do time é se defender. Evita, no entanto, falar em esquema tático. Nada de 4-4-2, 5-4-1 ou 3-6-1. Etaeta preferiu entrar na brincadeira de um membro da comissão o cravou: 1-10. Ou seja, o goleiro e mais dez jogadores.

    Os treinos comandados por Etaeta, no entanto, não deixam dúvida. O Taiti joga – ou se defende – com uma linha de cinco, outra de quatro, e, na frente, apenas o único e solitário atacante Alvin. Alvin, inclusive, sabe da dificuldade que será marcar um gol contra Nigéria, Espanha ou Uruguai. Mas sonhar é permitido.

    ResponderExcluir
  11. Noticias da Nigéria:

    'Estamos chocados', afirma dirigente nigeriano sobre boicote do elenco. Secretário geral da entidade vê como 'incompreensível' a atitude dos atletas de não embarcar para a Copa das Confederações na última quinta.

    A divergência entre o elenco da seleção nigeriana e a federação local por conta dos valores das premiações por partida já chegou ao fim, mas ainda gera mal estar no país africano. O secretário geral da Federação Nigeriana de Futebol (NFF), Musa Amadu, disse não entender a atitude dos jogadores, que se recusaram a embarcar para o Brasil na última quinta-feira.
    - Estamos chocados, como todo nigeriano, pela atitude dos jogadores. É incompreensível porque eu e o presidente da NFF nos reunimos com a comissão técnica da seleção, incluindo o treinador Stephen Keshi, para explicar porque tivemos que baixar o bônus como resultado de nossas limitações financeiras - explicou Amadu.
    A ameaça dos atletas de não jogarem a Copa das Confederações foi contornada rapidamente, e a Fifa confirmou ainda na tarde de quinta-feira que os nigerianos estarão no Brasil na segunda para a estreia diante do Taiti, em Belo Horizonte, às 16h (de Brasília).

    ResponderExcluir
  12. C. CONFEDERAÇÕES: APÓS BOICOTE, NIGÉRIA ENCARA TAITI NESTA SEGUNDA:

    Depois da ameaça de boicote na Copa das Confederações, a Nigéria, finalmente chegou ao Brasil e realizou seu primeiro e único treino em solo brasileiro, nesse domingo (16). A seleção nigeriana não teve nem tempo de descansar e já vai estrear na competição.

    Nesta segunda-feira (17), Nigéria e Taiti se enfrentam, em partida válida pelo Grupo B do torneio. O duelo acontecerá no reformado Mineirão, em Belo Horizonte, às 16hrs.

    A procura por ingressos para este jogo foi pequena, no último balanço da Fifa, apenas cerca de 17 mil ingressos haviam sido vendidos. Os outros dois jogos na capital mineira serão Japão e México, além do confronto de um dos confrontos da semifinal.

    ResponderExcluir

O Aposte na Zebra agradece a sua participação!